No dia 28 de Abril fizemos oficialmente o lançamento do Projeto “Ler é uma Aventura” com as crianças do Ensino Infantil ao Fundamental I. Preparamos uma capela, com muito carinho, um momento todo especial para eles: uma linda história contada por uma contadora de histórias, a assinatura de um Termo de Compromisso com o Projeto e um Brinde com suco uva para celebrar e fixar em seus corações o compromisso assumido coletiva e individualmente.

Pesquisas indicam que o brasileiro não tem o hábito de leitura. A média no país varia entre 2 e 4 livros lidos por ano, números muito baixos em comparação com países sul americanos. 70% dos brasileiros não leram sequer um livro em 2014, segundo pesquisa realizada pelo IBOPE. Desejando mudar esse cenário, no intuito de contribuir na formação de cidadãos ativos e úteis à sociedade, o Colégio Adventista da Lapa iniciou hoje, 28 de abril, um grande projeto de leitura, que pretende incentivar os alunos do 1º ao 5º ano a lerem pouco mais de 30 livros durante o ano.

Dessa forma esclarecemos que o Projeto “Ler é uma Aventura” consiste na leitura de um livro por semana por cada aluno, inclusive no período de férias escolares. Cada sala de aula possui uma Caixa de Leitura com os livros para a turma, os quais serão distribuídos semanalmente pela professora aos alunos.

Além da leitura dos livros, as crianças farão um registro de sua experiência, haverá um cartaz na sala de aula no qual a professora indicará a quantidade de livros lidos por cada aluno e, ao término do Projeto, um certificado será entregue aos que tiverem um bom aproveitamento no Projeto.

Sugerimos para os alunos menores realizem a leitura em voz alta. Para todos, acreditamos que a dedicação de quinze minutos diários seja suficiente. Enviamos o Termo de Compromisso para assinatura dos pais ou responsáveis, para que assumam esse compromisso junto aos seus filhos.

Sabemos que a leitura desenvolve a criatividade, a imaginação e, principalmente é um grande aliado para o desenvolvimento da criança, de forma acadêmica e emocional.