Tendo em vista a “Semana dos Hábitos Saudáveis” Nos dias 09 e 10 de março os alunos do Ensino Infantil participaram de uma atividade elaborada pela Profª Nurya Gomes (Educação Física) denominada “O Semáforo dos Alimentos”
O objetivo desta atividade foi auxiliar os alunos na classificação dos alimentos em categorias de acordo com as suas propriedades nutricionais em termos quantitativos e qualitativos no que concernem os teores de proteína, sal, açúcar e gordura. Informações importante para ajudar as crianças a fazer uma escolha alimentar adequada, contribuindo para o desenvolvimento físico, intelectual e emocional das crianças
Com a finalidade de ajudar as crianças a escolherem os alimentos de uma forma fácil e compreensiva, foi criada a imagem de um SEMÁFORO utilizando bambolês e EVA. Foram espalhadas mais de cem bolinhas com imagens de diversos alimentos. O desafio (e eles amam desafios) era que os alunos agrupassem de forma correta e no menor tempo possível, todos os alimentos dentro do semáforo levando em conta a classificação e valor nutricional dos mesmos, onde:

SEMÁFORO VERDE: Consumir diariamente. Serve para nosso crescimento e saúde;
SEMÁFORO AMARELO: Usar com prudência. Pode ser consumido mais do que uma vez por semana;
SEMÁFORO VERMELHO: Alto lá!! Podem ser consumidos eventualmente, em pequena quantidade e em situações específicas (festas, finais de semana, etc.)

Ficou muito bem definido para todos os alunos a importância de consumirem em maior quantidade alimentos como: frutas e verduras, além de evitarem o consumo excessivo de doces, alimentos muito gordurosos ou com muito sal, dentre outros.
“Mal se pode apreciar devidamente a importância de ensinar bem as crianças quanto a um saudável regime alimentar” Ellen White – CRA pg. 229.

Por: Prof. Núria Gomes – Educ. Física